Baleias visitam barco de turismo

0
25

Uma baleia cinzenta de aproximadamente 12 metros e seu filhote foram encontrados nas águas de Laguna Ojo de Liebre, no México, por dois barcos de turistas. Um vídeo mostra os animais nadando embaixo das embarcações e subindo para receber carinho.

As imagens mostram uma cena incrível do filhote trazendo sua cabeça para fora da água e indo ao encontro das pessoas para receber algumas carícias. O animal aparenta estar totalmente à vontade com a situação.

O turista Oskar Lehner, 63, responsável pelas imagens das baleias definiu sua experiência como “emocional e tocante”.”Meu parceiro e eu estávamos no passeio que durou cerca de duas horas e meia, e as baleias nos encontraram a 800 metros da costa”, ressaltou.

Para Oskar, o que mais foi notável no encontro com a espécie é o quão gentilmente elas estavam tratando o barco: “elas poderiam facilmente tê-lo virado para baixo, mas não o fizeram. No entanto, elas gostavam de nos empurrar como um brinquedo, o que particularmente era muito divertido; nunca nos sentimos como se estivéssemos em perigo.”

 A guia turística da expedição identificada como Shari disse que essa é a época do ano de reprodução das baleias e que no período de desenvolvimento de seus filhotes elas tendem a permanecer em águas mais quentes. “Entre Março e Abril esses animais rondam essa região até seus filhotes estarem prontos para partir, então, seguem para o Norte, rumo ao Alasca”, contou. Ela também disse que apenas 50% dos bebês sobrevivem à viagem para o Norte.

Baleias cinzentas não são consideradas animais em risco de extinção. A UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) diz que sua população é estável. Elas vivem ao longo das costas do Oceano Pacífico e da Islândia.

Confira a seguir o vídeo de Oskar Lehner no momento do encontro das baleias com os turistas:

 

DEIXE UMA RESPOSTA