Cocais recebe Núcleo Comunitário do Rotary Club Coronel Fabriciano Norte

0
159

Durante reunião realizada na noite desta terça feira no prédio do NRDC – Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário construído na localidade de Cocais de Cima, o espaço foi entregue para a comunidade, através da Comissão criada e aprovada pelo Rotary, de acordo com as normas exigidas por Rotary Internacional.

Participaram do encontro os Rotarianos Gerson Soares Barbosa, Carlos Roberto de Lima, Gregório da retífica e Leoncio Corrêa, além do empresário João Batista Campolina e representantes da comunidade local.

Um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) é um clube de homens e mulheres não rotarianos que compartilham o compromisso do Rotary com o serviço e a preocupação com o desenvolvimento sustentável de longo prazo de sua comunidade. Com a orientação de um Rotary Club patrocinador, os integrantes dos NRDC planejam e implementam projetos que atendem necessidades como água potável, saúde pública, alfabetização, segurança e emprego. Eles também apoiam projetos de Rotary Clubs. Assim como Interact e Rotaract Clubs, os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário são parceiros do Rotary no servir.

O Núcleo foi construído  com recursos do próprio clube através de arrecadação de  donativos e promoções de eventos, doações de vários empresários e ainda com doações de mão-de-obra. O curso da obra está em R$ 50 mil.

COMO FUNCIONA

Apesar de cada NRDC desenvolver projetos em resposta a necessidades específicas da comunidade, todos eles compartilham de várias metas, tais como: incentivar indivíduos a se responsabilizar pela melhora da comunidade, vilarejo ou bairro; reconhecer o valor de todas as ocupações úteis à sociedade; realizar atividades de auto-ajuda e trabalho coletivo para melhorar a qualidade de vida; incentivar ao máximo o desenvolvimento do potencial humano dentro do contexto da cultura local e da comunidade.

O NRDC é formado por um grupo de homens e mulheres não rotarianos e patrocinado por um clube de Rotary. Sua diretoria deve ter, no mínimo dez integrantes, para ser oficialmente reconhecido pelo Rotary Internacional.

Durante o encontro desta terça feira com rotarianos e membros da diretoria do NRDC ficou decidido que serão realizadas reuniões mensais com participação de todas as comunidades rurais do entorno e de representante de Rotary.

Muitas propostas de atividades a serem desenvolvidas já foram apresentadas e serão levadas ao público numa reunião que ficou agendada para o final desta semana.

BIBLIOTECA

Centenas de livros doados ao Rotary Fabriciano Norte foram entregues ao NRDC durante a reunião desta terça feira. Eles serão cadastrados e já fazem parte da biblioteca  do NRDC.

CURSOS

Vários cursos e palestras de interesse da comunidade também serão desenvolvidas na sede do Núcleo, a exemplo das áreas de artezanato, culinária, veterinária, informática, corte e costura, entre outros. Como a região do Cocais é ponto turístico regional, o NRDC dará também todo o suporte na área do turismo, para que a comunidade se ajuste na convivência e recepção aos turistas.

Por: Leoncio Corrêa e fotos de Carlinhos (foto Carlos)

DEIXE UMA RESPOSTA