Conheça melhor as traíras de água doce e de terra firmee

0
180

Quando a pessoa trái o seu patrão, o seu ou sua companheira, o seu partido político, são chamadas de traíra.  Por quê esse vocabulário tão forte e agressivo para pessoas traidoras? Procurei uma explicação através do peixe que leva esse nome, a Traíra.

Busquei na Wikipedia a explicação: Lá diz assim: Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo “traíra” também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas.

Deve-se ter cuidado ao manipulá-la, pois costumam dar mordidas muito dolorosas e que sangram abundantemente. É indesejável em piscicultura, pois alimenta-se vorazmente de alevinos e peixes jovens de outras espécies. Tem marcada predileção por sombras e escuridão. É um peixe territorialista e canibal; protege suas crias até que se espalhem em meio a vegetação marginal.

Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo “traíra” também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas.

É um peixe voraz, briguento, completamente territorial e muito esportivo. Possui dentes afiadíssimos e todo o cuidado é pouco no seu manuseio, pois além de tudo ela é extremamente lisa e escorregadia.

A traíra está ativa quando a água está quente, com temperatura acima de 18° C. Ela habita locais de água parada e com vegetação aquática abundante. Pedaços de madeira, troncos caídos, latas, são um ótimo esconderijo para as traíras. Nos meses frios se enterram no fundo para suportarem a baixa temperatura da água.

PERIGO DA TRAÍRA HUMANA

A wikipedia descreveu tudo sobre a traíra peixe. Mas vejam só que coincidência com as pessoas traidoras.  Nunca existiu uma comparação mais acertada do que essa de chamar o “cara” de traíra.

VEJAM SÓ A COMPARAÇÃO COM AS PESSOAS TRAÍRAS

1 – A traíra gosta de sombra e escuridão. Por isso não aparecem em público com facilidade.

2 – A traíra é sorrateira. Fica só manjando de longe para conseguir informações.

3 – Mordem com dentes afiados e dói muito. Uma pessoa traíra realmente tem línguas afiadas.

4 – A traíra devora seus colegas (peixes).  Os traidores tentam devorar os que o rodeiam.

5 – Gosta de sombra e escuridão.  Por isso que as pessoas traíras não se aproximam de de seus colegas, pois ficam na sombra esperando oportunidade de atacar.

6 – A traíra é lisa e escorregadia.  Assim as pessoas traíras são escorregadias. Escapam de todos os assuntos, pois não podem concordar com nada.

7 – Não devem ser colocadas em tanques ou lagoas, pois devoram os peixes menores. Exatamente. Não podem estar junto com outros peixes porque os devoram. Por isso as traíras devem ser eliminadas de seus grupos pois acabam comendo os mais fracos.

ONDE ESTÃO AS TRAÍRAS

Os peixes são fáceis de saber, pois estão em lagos, rios e riachos. Mas as traíras humanas infestam todos os tipos de aglomerações, sejam elas em grupos de funcionários de empresas, funcionários públicos, partidos políticos, e em tantos outros locais.

As traíras humanas são sempre pessoas de capacidade de raciocínio reduzida que utilizam de artifícios maquiavélicos para destruir o inimigo. Carregam informações, fazem fotos, inventam mentiras, puxam saco, gostam de dinheiro, usam de mentiras para conquistar seus desejos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA