Festa do Rosário ao som dos tambores do congado

0
477

Nas ruas, tradição, cultura e fé mobilizam devotos e visitantes

A tradicional Festa do Rosário de Timóteo, que existe há 51 anos, tem seu ponto alto neste final de semana, com a presença dos grupos de congado, a troca de reinado e a missa solene em homenagem à Nossa Senhora do Rosário. Além da demonstração da fé e religiosidade do povo do Vale do Aço, a festa está inserida no calendário de eventos culturais do município, sendo referência do turismo cultural.

A Festa do Rosário é promovida pela Paróquia de São Sebastião, em Timóteo, juntamente com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Reis Festeiros 2017, Ângela e Helvécio Artuso. Este ano, tem como tema “Oh mãe virgem do Rosário recebei louvor destes filhos teus”. A programação iniciou no dia 20 e prosseguirá até amanhã, dia 02 de outubro, com várias atividades.

São esperados vários grupos de congados de Minas Gerais, que se juntarão ao Congado de São Sebastião de Timóteo e a Guarda de Moçambique do Instituto Reino do Rosário, no cortejo pelas principais ruas da Regional Sul e na troca das coroas dos Reis Festeiros. Em coloridos trajes típicos, os congadeiros e devotos rezam cantando, dançando e tocando os instrumentos de percurssão. Os sons dos tambores ecoam dando a demonstração da beleza e da força da cultura popular.

Estão confirmadas a presença de congadeiros das cidades de : Sabará, Itaguara, Contagem, Dores de Guanhães, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Tarumirim, Governador Valadares, Santa Maria de Itabira, Ferros, Passa Bem, Coronel Fabriciano, Sabinópolis, Dom Silvério, Itabira, Marliéria, Nova Lima, Nova Era, João Monlevade, Campos Altos, Joanésia, Raposos e Barroso.

Programação

Nesta sexta (29), às 19h, houve celebração e levantamento da bandeira do Divino Espírito Santo na Praça Manoel Vitório, no Bairro Bela Vista. No sábado, dia 30, a festa começou às 18h, com chegada das guardas visitantes na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho. Às 18h30, procissão das bandeiras e imagens em busca dos Reis. Às 19h, celebração na Matriz e levantamento da bandeira Mão Sagrada.

Hoje, domingo (01/10), a programação começou as quatro da manhã com alvorada, café da manhã comunitário e chegada das guardas visitantes. Às 08h, formação do reinado e, às 09h, início da procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário saindo do Bairro Santa Cecília e a imagem de São Sebastião.

Às 10h, tem a celebração de missa pelo paróco Josimar Nunes junto com o Pe. Paulo Morais, transmissão das coroas. O prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, participará da programação da Festa do Rosário na parte da manhã. Para as 15h, está prevista a tradicional apresentação das guardas na Praça 29 de Abril e, as 17h, a retirada das guardas visitantes. A programação será encerrada no dia 02 de Outubro, segunda-feira, às 19h, com a festa na Praça Manoel Vitório no Bairro Bela Vista.

DEIXE UMA RESPOSTA