Governo do Estado divulga nota sobre explosão na Usiminas

1
28

Tão logo tomou ciência do acidente ocorrido nesta sexta-feira (10/08), na área interna da Usiminas, o governador Fernando Pimentel determinou o deslocamento de toda a estrutura do estado, necessária para o atendimento aos feridos e contenção das chamas. Viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e ambulâncias, compareceram ao local assim que a explosão em um reservatório de gás foi comunicada, no início da tarde.

 Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 pessoas foram conduzidas a hospitais da cidade, sendo que nenhuma está em estado grave. As vítimas prestavam serviço ou eram funcionários da empresa. Não se sabe ainda as causas do acidente. Não houve a necessidade de evacuação dos bairros próximos à empresa, já que não há vazamento de gás. Uma equipe de brigadistas já debelou as chamas e realizou o resfriamento de todas as estruturas próximas ao local.

Também por determinação do governador Fernando Pimentel, uma equipe do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi deslocada para o local, onde irá realizar uma avaliação sobre a situação e adotar as providências necessárias. A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) irá auxiliar os trabalhos do NEA, com análises dos dados relativos ao monitoramento da qualidade do ar na região de Ipatinga.

 A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está em contato com as autoridades de saúde do município e já colocou à disposição toda a estrutura necessária para o atendimento de feridos, seguindo determinação do governador de Minas Gerais. As forças de segurança pública, de Meio Ambiente e de Saúde do Governo do Estado permanecerão mobilizadas, realizando ações de monitoramento de toda a situação.

 A fábrica está fechada e as atividades no local somente serão retomadas após liberação pelo Corpo de Bombeiros. Informamos, por fim, que a unidade da Usiminas em Ipatinga possui Licença de Operação para siderurgia e elaboração de produtos siderúrgicos devidamente vigente junto à Semad.

 Atenciosamente,

Governo do Estado de Minas Gerais