“Homens e Aços Especiais” será lançado dia 10 em Timóteo

0
171

Fábio Americano e Roberto Manella lançam no próximo dia 10 de novembro em Timóteo o livro Homens e Aços Especiais, que conta a história do desenvolvimento do Vale do Rio Doce, com foco na criação da Acesita e sua vila operária em Timóteo.

Os organizadores da publicação são ex-funcionários da empresa e tem dedicado nos últimos anos a uma ampla pesquisa sobre a história da região e da empresa. Fábio Americano que apresenta seu quarto trabalho historiando cidades e famílias da região é um dos pioneiros da implantação da informática na Acesita, e tem a história como uma vocação natural.

A ideia de documentar a história da empresa cidade com mais ênfase nos atores, nos protagonistas, surgiu a três anos no encontro Acesitanos 2015, e se concretiza nesta primeira e volumosa coletânea que reúne fragmentos de trabalhos de diversos autores. A organização desta coletânea foi apoiada também por outros ‘Acesitanos’ como Rui Santiago, Frederico Meyer e César Rolim e por dirigentes atuais da Aperam e da Fundação Aperam, Frederico Ayres e Venilson Victorino respectivamente. O livro foi lançado em Belo Horizonte neste sábado, 27/10.

Fábio Americano é associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – IHGMG, titular da cadeira 86 que tem como patrono o ilustríssimo itabirano Daniel de Carvalho. Manella, nascido e criado na Acesita tem a história como hobby, e este é o segundo trabalho focando na cidade empresa, tendo já publicado em 2017 o livro ‘Os flamboyants da Rua 37’, sobre os moradores do bairro Vila dos Técnicos, onde nasceu e cresceu.

DEIXE UMA RESPOSTA