HOMICÍDIO OU FEMINICÍDIO – VOCÊ SABE A DIFERENÇA? por Geraldo Paixão

0
695

O Brasil completou dia 07 de agosto, 12 anos de promulgação da Lei Maria das Penha e, dia 09 de março próximo passado, três anos da promulgação da Lei que instituiu o feminicídio. Essas duas Leis representam o maior avanço reconhecido para a proteção da mulher, bem como, um basta, ou pelo menos, uma redução nos crimes, muitas vezes hediondos, praticados contra o gênero feminino.

Homicídio é o assassinato de uma mulher causado por motivos diversos, por exemplo, num assalto, por envolvimento com drogas etc., diferente do feminicídio, que é caracterizado por ser a mulher do gênero feminino, por exemplo, por ciúmes, desavenças financeiras, filhos etc.

Em 2017 foram assassinadas 4.473 mulheres, ou seja, 12/dia, Dessas, 946 foram por feminicidio, representando um índice de 21,03% das mulheres assassinadas. Além dos assassinatos, foram praticados 4.497 estupros, ou 135/dia. De acordo com a OMS, o Brasil situa-se em sétimo lugar entre os 83 países mais violentos do mundo com as mulheres.

Segundo os especialistas, o feminicídio representa o fim de um relacionamento mal sucedido. O medo, a vergonha e o amor impedem as mulheres de denunciar o autor e, grande parte dos casos não são notificados às autoridades, infelizmente.

 Por: Geraldo Ferreira da Paixão   / Colunista

E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA