Ipatinga realiza 3°Seminário do Agronegócio do Vale do Aço

0
60

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDETUR), realiza no próximo dia 23 de maio o 3º Seminário do Agronegócio do Vale do Aço, com o tema “Agroindústria e o Desenvolvimento Rural Sustentável”. O encontro busca viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento rural sustentável e a inclusão de novas cadeias produtivas na região.

Durante o seminário serão ofertadas palestras, debates e oficinas com assuntos referentes ao processamento de produtos do agronegócio, a inserção destes no mercador consumidor, estratégias de qualificação e fortalecimento das cadeias produtivas, entre outros.

Inscrições

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico: www.sympla.com.br/3-seminario-do-agronegocio-do-vale-do-aco_277146. Demais informações entrar em contato no 3829-8069.

Programação

O 3°Seminário do Agronegócio do Vale do Aço acontece no Teatro Zélia Olguin na parte da manhã. O credenciamento tem início às 7h30 da manhã. A abertura do seminário será às 8h.

A partir das 8h20 haverá uma palestra com Thaís dos Ângelus Queiroz Brumano Kalil, coordenadora técnica Estadual/ Agroindústria de alimentos da Emater), que abordará a caracterização das agroindústrias e o mercado potencial. Em seguida, Ana Laura Chaves Veloso de Oliveira, coordenadora técnica da Regional da Emater de Ipatinga, que apresentará o perfil das Agroindústrias no Vale do Aço.

No decorrer da manhã, acontecerá também uma palestra com Monique Máximo da Fonseca e Silva, fiscal Agropecuária e supervisora de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA/MG, sobre Educação Sanitária para o desenvolvimento das agroindústrias.

Já Leris Felisberto Braga, Prefeito de Santa Bárbara, presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba – AMEPI e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba-CONSMEPI, falará da sua experiência operacionalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) via Consórcio de Municípios. Para terminar essa parte, serão abertos debates sobre os temas exposto.

Para o período vespertino, a programação do 3°Seminário do Agronegócio do Vale do Aço acontecerá na Estação Qualifica, no Centro. Por lá, acontecerão seis oficinas:

Oficina 1: Alternativas de financiamento para o agronegócio

Com Jander de Alvarenga Duarte, Superintendente de Negócios do SICOOB Vale do Aço; Edair Costa de Assis, Gerente de Crédito do SICOOB Vale do Aço; e Rondinele Rodrigues da Silva, Gerente de Agência e Especialista em Crédito Rural – SICOOB Vale do Aço.

Oficina 2: Agregação de valor e identificação de produtos do agronegócio

Com José Antônio de Abreu Neto, agricultor familiar e diretor-presidente da Associação dos Agricultores Familiares Orgânicos e Terapeutas Naturalistas de Minas Gerais.

Oficina 3: Como ser Microempreendedor Individual (MEI) no agronegócio com Laurana Silva Viana do SEBRAE.

 Oficina 4: Invista no planejamento do seu agronegócio

Com Fernanda Silva Soares Pontes, da empresa Personal Contábil de Ipatinga.

Oficina 5: Alternativas de comercialização dos produtos do agronegócio: SEBRAE

 Oficina 6: A experiência da Associação dos Agricultores Familiares de Barão de Cocais e Região – AAGRIBARAO com agroindústria, produção de orgânicos e turismo rural: Quitandeiras da AAGRIBARAO com Regiane Beatriz Mendes e Wemerson Barra, extensionistas da EMATER.

Haverá também um stand de orientação da Sala Mineira do Empreendedor: com Andréa Maria Lage de Assis, Coordenadora da Sala e Agente de Desenvolvimento de Ipatinga.

 

DEIXE UMA RESPOSTA