Jornada do Patrimônio Cultural prossegue até 31 de agosto

0
257

Como parte da programação da Jornada do Patrimônio Cultural do município de Ipatinga, a Estação Pouso de Água Limpa recebeu nesta quinta-feira (24) uma palestra sobre a preservação ferroviária, proferida por Attilio Carattiero.

Estiveram presentes no espaço representantes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pessoas da comunidade e alunos do 1°período de Arquitetura do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). A palestra abordou a preservação do patrimônio, as reformas realizadas na Estação Pouso de Água Limpa e a história da Maria Fumaça usada em passeios pelo Parque Ipanema, que foi doada pelo engenheiro José Mauro Cardoso de Oliveira, proprietário da locomotiva e maquinista voluntário.

A 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que este ano trabalha com o tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”, prossegue até o dia 31 de agosto, na Estação Memória Zeza Souto, com a exposição “Nos Trilhos da História”. Trata-se de uma mostra fotográfica com imagens de diversas estações de trem de Minas Gerais. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

FILME

Para fechar a programação, na próxima quinta-feira (31) será exibido na Estação Memória, a partir das 19h30, o filme “A General”, uma produção do cinema mudo, de 1926. O filme conta a história de Johnnie Gray, apaixonado por sua locomotiva chamada General, e também por Annabelle Lee. Durante a Guerra Civil americana, General e Annabelle são raptadas por espiões da União, e Johnnie tentará salvá-las em uma aventura através da ferrovia.

DEIXE UMA RESPOSTA