Timotense Margarida Drumond eleita presidente da Associação de jornalistas e escritoras

0
55

A escritora, professora e jornalista Margarida Drumond de Assis, mineira de Timóteo e radicada em Brasília há mais de vinte anos, tomou posse dia 24 de setembro último, como Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB/DF.

O evento ocorreu no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras – ACL, Fortaleza/CE, durante o I Encontro Nacional de Ajebianas, com importantes presenças de escritoras e jornalistas de todo o país. Destaque para as presenças da Presidente da AJEB nacional, Maria Odila Menezes de Souza; Dyandreia Valverde Portugal, presidente coordenadora da AJEB/RJ e membro da Diretoria nacional; e de Elinalva Oliveira, presidente coordenadora da AJEB/CE, que organizaram o evento.

A Associação tem o objetivo de dar mais voz e empoderamento à mulher, reconhecendo-lhe seu valor e capacidade de luta por um mundo melhor, com o lema “A perenidade do pensamento pela palavra”.  A AJEB teve sua primeira reunião em 1969, no México, com representantes de 37 países dos cinco continentes, inclusive do Brasil. Em nosso país, foi fundada em 8 abril de 1970, em Curitiba, e hoje reúne representantes de diversos estados brasileiros.

Além de Margarida Drumond de Assis, pelo Distrito Federal, tomaram posse como presidentes coordenadoras representantes de dez estados: Maluma Marques, Pernambuco; Ana Elizandra Ribeiro Silva, Maranhão; Aparecida Carvalho da Silva, Mato Grosso; Irislene Castelo Branco Morato, Minas Gerais; Jeny Soutto Mayor, São Paulo; Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro, Amazonas; Maria do Socorro Oliveira Marques, Acre; Marineide Lins Albuquerque, Piauí; Renata Marques de Avelar Dal-Bó, Santa Catarina; e Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça, Goiás.

O encontro, que durou dois dias, teve também lançamentos de livros diversos;  Margarida Drumond lançou seus mais novos livros: o romance Doce complicação; de crônicas e poesias, Flores em campo árido; e as biografias Irmã Mônica, caminho e Providência e Eu já nasci padre! O II Encontro Nacional de Ajebianas será em Santa Catarina, em setembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA