Timóteo realiza blitz de fiscalização no transporte escolar

0
200

A ação é necessária para garantir a segurança dos estudantes

A partir desta terça-feira (13), a Prefeitura de Timóteo por meio da Secretária de Obras, em parceria com a Polícia Militar, começou a fiscalização nos veículos de transporte escolar no município. O prazo final para vistoria e regularização venceu no início do mês de setembro.

Com o vencimento do prazo e o início da fiscalização, será multado aquele veículo que estiver inadimplente. “É uma medida necessária visando a segurança dos alunos que são transportados” enfatiza o secretário de Obras, Jacob Ricardo. Se houver reincidência, o veículo poderá ser apreendido. “Pedimos aos pais que fiscalizem também” enfatiza.

Programa Saúde na Escola

Promoção da qualidade de vida para os alunos da rede pública de ensino

O município de Timóteo integra as ações do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, que objetiva contribuir para a qualidade de vida dos alunos da rede pública de ensino e promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o seu pleno desenvolvimento.  Através desse programa, os profissionais das equipes de Saúde da Família/Atenção Básica e as equipes das escolas devem se articular para o desenvolvimento de ações de promoção da  saúde nas escolas.

No total, serão atendidas 2.258 crianças de seis escolas municipais, quatro creches e uma Unidade Municipal de Educação Infantil. São elas: escolas José Moreira Bowen, Clarindo Carlos Miranda, Novo Tempo Virgínia de Souza Reis,  Infantil João Bolinha, Infantil Monteiro Lobato,  Creche Comunitária Criança Esperança, Associação Reviver, Creche Santa Terezinha, Creche Comunitária Cachoeirinha, UMEI Angélica Araújo Costa.

 Setembro Amarelo: valorização da vida

No mês da prevenção do suicídio, “Falar é a melhor solução”

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde, também participa das ações da campanha Setembro Amarelo, que objetiva a conscientização sobre a prevenção do suicídio, e que acontece desde 2014 em todo o país.

Durante toda a semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abordam a questão com os usuários para sensibilizá-los sobre a campanha e repassar orientações sobre as características do problema, que atinge cada vez mais pessoas. Na segunda-feira (11), a campanha aconteceu na UBS Ana Rita.

Na quinta-feira (14), a programação segue na Unidade do Macuco, com vídeos, apresentações e momento de confraternização. Na sexta-feira (15), a Unidade  Alegre também apresenta vídeos e apresentações, todas as ações contam com entrega de panfletos de valorização da vida. Continuando com as ações no dia 27/09 no período da tarde as ações acontecerão na UBS João XXIII. Aquele que sente necessidade de ajuda em relação ao problema deve procurar um profissional de saúde.

As unidades estão preparadas para acolher quem se sente necessitado. “É muito importante sensibilizar as pessoas e mostrar que elas não estão só”, enfatiza o prefeito de Timóteo e também médico, Dr. Geraldo Hilário.

A depressão é uma doença que atinge a humanidade desde suas origens, afetando a autoestima, também produz sentimento de inferioridade, tristeza e pessimismo, em alguns casos levando até a morte. No Brasil, estima que 5,8% da população seja afetada, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.

DEIXE UMA RESPOSTA