Unidades de saúde tem horário ampliado para vacinação contra a gripe em Timóteo

0
72

 A medida da Secretaria de Saúde visa reforçar o atendimento à população

 A Secretaria de Saúde de Timóteo está implementando algumas ações visando a ampliação da cobertura da vacinação contra a gripe influenza. O secretário de Saúde, Ernany Duque, informou que medidas estão sendo adotadas porque, apesar da prorrogação do prazo que termina na próxima sexta-feira (15/06), o município ainda registra uma baixa adesão do público alvo na imunização.

Nesta última semana de distribuição das doses, para facilitar o acesso das pessoas que ainda não se vacinaram, a Secretaria de Saúde está ampliando o horário de funcionamento do setor de vacina das unidades. As Unidades de Saúde Cornélia Ferreira Assis na Sede do município, do Primavera, João XXIII, Alegre, Limoeiro, Macuco, Centro de Especialidades Raimundo Alves Carvalho no Timotinho e de Cachoeira do Vale funcionam durante todo o dia, pela manhã e a tarde.

Segundo a Gerente de Saúde Coletiva, da Secretaria de Saúde, Eunice Silveira, outras unidades com salas de vacina estarão abertas no período da tarde, de 13h as 16 horas, para vacinação até o último dia na sexta-feira (15/06). São elas as Unidades do Ana Rita, Bela Vista, Quitandinha, Recanto Verde, Novo Tempo e Ana Moura.

De acordo com balanço parcial, o município ainda não atingiu a meta de vacinação. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, por isso é fundamental que as pessoas que fazem parte do público alvo procurem as unidades básicas de saúde (UBS) para se imunizarem. A infecção pelo vírus da gripe pode até levar o indivíduo à morte.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, além de professores, indígenas, pessoas privadas de liberdade e jovem cumprindo medidas sócioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, além dos idosos, precisam ser vacinados.

DEIXE UMA RESPOSTA